Fb. In. Tw. Be.
Bad Rabbit

Um novo Ransomware está causando caos e medo em indústrias, aeroportos e usuários domésticos na Alemanha, Turquia, Rússia e Ucrânia.

Diferente de outros vírus como o malware e spyware que se infiltra no computador, rouba informações sigilosas ou exibe propagandas incômodas no navegador – atrapalhando a navegação e visualização pelo usuário – o Ransomware é bem pior.

O Bad Rabbit – Ransomware – é um vírus que ao infectar um computador bloqueia o acesso a todos os arquivos. Ao acessar o site – em outro PC não infectado – é exibida uma tela pedindo um determinado valor em troca do “resgate”. Após a vítima pagar com bitcoins, os cibercriminosos liberam o acesso dando uma senha. O valor exigido é de 0,03 bitcoins – equivalente a R$ 1 mil.

bad rabbit

Os sistemas operacionais já estão com atualizações que impendem a infecção automática (sem o consentimento do usuário), mas sistemas desatualizados e antigos são vulneráveis ao ataque. Basta o vírus atingir um computador e todos os outros ligados a mesma rede são infectados.

Quem mantém o sistema operacional sempre atualizado também deve se preocupar em ter certos cuidados.

Como podemos nos proteger?

Muitas vezes quando estamos navegando pela web e clicamos em um link somos direcionados a outra página de terceiros. Isso pode parecer normal já que os sites colocam propagandas de patrocinadores e até mesmo de seus produtos. O problema está quando essa segunda página baixa automaticamente programas com a extensão “.EXE”.

O Ransomware está disfarçado entre os programas como “Adobe Flash” e outros instaladores. Infelizmente, navegadores como o Google Chrome baixam esses vírus sem perguntar antes se deseja salvar o arquivo no PC, sem dar a chance de alertar o usuário de que há algo errado.

Dicas:

1 – Baixe programas apenas de sites confiáveis.

2 – Se não tiver conhecimento sobre programas e como baixa-los, peça ajuda a alguém que entenda.

3 – Nunca execute programas baixados automaticamente pelos navegadores.

4 – Faça backup de seus dados diariamente. Caso haja um ataque, seus arquivos mais importantes estarão com você.

Vale lembrar que o vírus pode ser eliminado com a formatação do PC, mas infelizmente os arquivos serão perdidos.