O filho pródigo voltou.
O IPhone X chegou roubando a cena. O diferencial já é notado em sua tela que ocupa 99% de toda a frente do aparelho e o fim do botão Home Touch ID substituído pelo Face ID – reconhecimento facial.
Apesar do seu lançamento tão aguardado, a recepção pelos fãs e consumidores ficou dividida. Sua tela tem cores brilhantes e vivas, mas as críticas começam ao pegar o aparelho nas mãos. Parece que a qualquer momento ele vai cair no chão, suas bordas são lisas e fáceis de se escorregar por entre os dedos. Com a tela ocupando boa parte da frente do aparelho ficou um corte não muito charmoso no display.
Alguns críticos mencionam que é questão de costume e logo você se adapta ao formato da tela.
O botão Home com o Touch ID foi removido, agora temos o reconhecimento facial. Apesar de ser uma inovação da Apple nos seus smartphones, seus antecessores tiveram algumas falhas e problemas no software de reconhecimento. A garantia é que também há uma senha com dígitos, caso o aparelho não reconheça o rosto do usuário.
E falando ainda do botão Home, todos os comandos são feitos por gestos ou toques nos cantos da tela evitando assim aquele velho problema de desgaste dos botões físicos. Há apenas nas laterais o botão de liga e desliga – que não precisar ser utilizado o tempo todo – e o de volume. Se quiser desbloquear a tela basta olhar diretamente para o aparelho ou tocar duas vezes seguidas na tela para também desbloqueá-la.
A câmera dupla permite fazer fotos com profundidade, criando efeitos mais realistas. O IPhone 8 e 8 Plus também possuem a mesma câmera, a diferença é que no IPhone X ela mudou de posição.
Apesar da inovação e o avanço tecnológico, o preço também deixa a pensar se o mais novo smartphone da Apple é a primeira opção na hora da compra. Os preços variam entre R$ 7.000,00 e R$ 7.800,00. No mercado há opções de smartphones mais baratos – até mesmo o IPhone 6 e 7 já estão com preços mais acessíveis. Com esse valor o consumidor consegue comprar uma boa câmera fotográfica e um smartphone para quebrar um galho… E ainda sobra dinheiro.
Vale a pena esperar mais um tempo para comprar o IPhone X. Apesar das suas novas funções, ele não está muitas gerações a frente dos seus antecessores como o IPhone 7 e o IPhone 8.