Fb. In. Tw. Be.
smartphone

Quando falamos em celulares piratas, não estamos falando apenas dos similares que achamos no mercado para comprar, mas também dos aparelhos adulterados.

A operação entra nesta quinta-feira (22 de fevereiro), no Distrito Federal e Goiás. Os donos de aparelhos irregulares receberão um aviso de bloqueio do aparelho. O bloqueio está marcado para 9 de maio de 2018 e irá progredir para os demais estados até o dia 24 de março de 2019.

Serão bloqueados aparelhos piratas novos que entrarem na rede das operadoras, adquiridos depois do dia 22 de fevereiro de 2018.

É considerado celular pirata o aparelho que não é certificado pela ANATEL ou tenham o número de identificação do aparelho – IMEI – clonado ou falsificado. Aparelhos piratas não seguem normas de segurança, pois não foram inspecionados. Pode trazer graves riscos à saúde.

Outros aparelhos como tablets, maquinas de cartão de credito e entre outros, que não são aprovados pela ANATEL, também sofreram bloqueio.

A operação ajudará a diminuir o contrabando de celulares roubados ou que estejam entrando irregularmente no país.

Para saber se seu aparelho é pirata, basta procurar na caixa ou dentro do aparelho (por debaixo da bateria) o número do IMEI. Após anotar, ligue para *#6# para receber o número verdadeiro do aparelho. Se não forem iguais o aparelho pode ser vítima de falsificação. O consumidor deve procurar o vendedor para regularizar o aparelho.