O Windows 10 chegou para trazer melhorias para os usuários, com uma performance melhor e uma interface para melhor experiência. Mas não é bem isso o que vem acontecendo.
Uma verdadeira avalanche de queixas podem ser vistas no fórum do site da Microsoft, a respeito da otimização do sistema. Vários executáveis rodando em segundo plano consomem as vezes até 100% da CPU (Processador) ou “rouba” até 50% da velocidade da conexão da internet.
Infelizmente alguns desses executáveis não podem ser desativados, pois é parte essencial para o sistema funcionar corretamente.
Outros podem ser desativados através das configurações do Windows, como é o caso do executável “Otimização de Entrada”. Em poucas palavras ele serve apenas para melhorar a forma como as atualizações são entregues aos usuários. O grande problema é que ele separa 50% da velocidade total da sua internet para o uso.
A Microsoft anunciou que este recurso tem pouco impacto sobre a velocidade de conexão, mas a Techpod testou e confirmou que mais da metade da rede estava sendo consumida por esse recurso.
Para checar basta apertar as teclas Shift + Ctrl + Esc. O gerenciador de tarefas irá abrir. Clique sobre o nome “Rede” para que os processos fiquem em ordem decrescente. Observe o nome dos recursos e procure por “Otimização de Entrada”.
Mesmo que ele não esteja sendo executado, a qualquer momento ele pode ser executado pelo Windows.
Como desativar:
Clique com o botão direito sobre o iniciar (a imagem da logo do Windows no canto inferior esquerdo). Clique em configurações.
Após abrir a nova tela, clique em “Windows Update” e depois em “Opções avançadas”.
Clique em “Otimização de Entrada”.
Para finalizar, clique em Desativar para interromper o recurso.