Foi descoberta uma falha na segurança do Windows 10. A Microsoft emitiu o alerta para duas vulnerabilidades críticas que foram corrigidas com a atualização do Windows.
De acordo com a Microsoft, o computador do usuário pode espalhar vírus e malwares agindo por conta própria como um administrador do sistema. A falha pode deixar os PCs com Windows 10 vulneráveis a ataques de hackers com mais facilidade. Você pode conferir o alerta (em inglês) no site oficial da Microsoft clicando aqui.
“Existem potencialmente centenas de milhões de computadores vulneráveis”, escreveu Simon Pope, diretor de Resposta a Incidentes da Microsoft. “É importante que os sistemas afetados sejam corrigidos o mais rápido possível.”
Para se proteger, quem tem o Windows 10 original, basta digitar na barra de pesquisa “Windows Update” e clicar em “Verificar se há Atualizações”. Se seu PC está programado para receber as atualizações automáticas, você já deve estar protegido. Caso contrário, atualize.
Dicas para aumentar a segurança do Windows:
Um ataque de hacker não significa somente vírus, malware e ransomware. Outras pessoas podem acessar seu computador sem que você saiba através da “assistência remota”. O invasor pode manipular o PC como se ele estivesse presente no local, incluindo teclado, mouse, pastas e arquivos.
1 – Para verificar sua segurança, digite na barra de pesquisa “Painel de Controle” – “Sistema e Segurança” – “Sistema” – e clique em “Configurações Remotas”. Se a caixa com o texto “Permitir conexões de Assistência Remota para este computador” estiver marcada, desmarque e clique em aplicar.
2 – Digite na barra de pesquisa “Ferramentas Administrativas” e clique nela. Em seguida clique duas vezes em “Serviços”. Procure por “Auxiliar NetBIOS TCP/IP” e dê dois cliques sobre o nome. Em “Tipo de Inicialização”, clique em desativar, aplicar e depois em Ok. Ainda na tela de serviços, faça o mesmo para: “Gerenciador de Conexão de Acesso Remoto”, “Gerenciador de Conexão de Acesso Remoto automático”, “Registro Remoto”, “Roteamento e Acesso Remoto” e “Telnet” (Se não encontrar o Telnet, siga o paço 3).
3 – Digite no campo de pesquisa “Ativar ou Desativar Recursos do Windows”. Em seguida busque por “Telnet Client”. Se a caixa de seleção estiver marcada, desmarque e clique em Ok.
Essas são algumas dicas simples de grande proteção para o usuário.
E não esqueçam de atualizar o Windows 10.