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Amazon

Após 1 ano de testes, a Amazon finalmente abrirá as portas da sua loja física nesta segunda-feira (22). A loja está sediada em Seattle – EUA e tem seu nome como “Amazon Go”. Mas a loja não se trata apenas de mais um estabelecimento comercial igual a qualquer outro.

O diferencial é que não há caixas. Há câmeras que monitoram o que os consumidores colocam e retiram das prateleiras, para depois ser cobrado ao final ao sair da loja.

O mecanismo que parece não ser confiável, conta com a ajuda de um aplicativo para smartphones, onde também pede para cadastrar o cartão de crédito (meio usado para os pagamentos).

Ao entrar na loja, o cliente escanea com o aplicativo um código QR e ativa a sua conta. Tudo o que ele pega é adicionado ao carrinho virtual da loja. Ao sair, o aplicativo faz a cobrança no cartão de crédito. Se ele decidir devolver um produto, ao devolvê-lo para a prateleira o aplicativo junto das câmeras retira o item de seu carrinho.

A Amazon espera que a nova experiência de compras traga mais rapidez e comodidade aos clientes, evitando esperas longas em filas de caixas.

Além dessa nova investida da Amazon, a empresa adquiriu em 2017 a rede de supermercados de alto padrão “Whole Foods Market” por US$ 13,7 bilhões. Não foi confirmado se o novo método de vigilâncias com câmeras e compras pelo aplicativo será utilizado em toda a rede da Amazon.

Os métodos usados para realizar os testes não foram revelados pela empresa, o que nos leva a uma pergunta de segurança: será que quando chegar a “Black Friday” as câmeras e aplicativos darão conta do volume excessivo de consumidores?