Você comprou seu aparelho (notebook, câmera fotográfica, smartphone…) e não sabe ao certo como se deve carregar a bateria. Cada vendedor informa um tempo diferente para a primeira recarga ou trata por igual todos os tipos de bateria.
Ouvimos muito a frase: “Deixa carregar por 8 horas”. As vezes pedem para deixar até 12 horas.
Existem atualmente 4 tipos de baterias. Elas jamais devem ser tratadas por igual, pois cada uma pode sofrer danos prejudiciais a saúde.
NiCd – Níquel Cádmio
Quem pode presenciar a época do inicio dos celulares, os famosos tijolões, ficou maravilhado com a tecnologia de carregar um aparelho pelas ruas, ou seja, sem fio. Esses aparelhos que foram criados entre a década de 80 e 90 funcionavam por meio das baterias NiCd. O problema dessas baterias é que elas tinham o efeito de “viciar”, estar sempre pedindo para serem carregadas, e isso fazia com que os gastos fossem a longo prazo. Hoje está em desuso e pode ser achada em aparelhos antigos.
Não há mais vantagens de se usar uma bateria NiCd, pois seu uso se tornou obsoleto.
Ni-MH – hidreto metálico de níquel
Essa tecnologia de armazenar energia é uma versão melhorada da NiCd, pois o efeito memória demora a acontecer. Sua capacidade de carga é maior que a sua antecessora e até hoje é encontrada em pilhas recarregáveis. Alguns notebooks antigos utilizavam dessa tecnologia, mas hoje já não é mais usada.
Vantagem: não estufam com facilidade; são mais seguras quanto aos riscos de incêndio.
Desvantagem: com o tempo podem perder a capacidade total de armazenamento de energia, tendo que trocar por uma nova.
Dica para recarregar: Deixe a primeira recarga durar 12 horas, após use normalmente até zerar. Recarregue-a novamente com o aparelho desligado até chegar em 100%; Se for guarda-las por muito tempo, guarde totalmente carregadas e 1 vez por semana descarregar e recarregar novamente.
Li-Ion – íon de lítio
A bateria atualmente utilizada em muitos aparelhos como smartphones, tablets e notebooks. Sua capacidade de armazenamento de energia, sem efeito de memória (vicio) e a leveza fazem dela uma das principais competidoras no mercado. Está presente principalmente em smartphones da Samsung e outros que utilizam o sistema Android.
Vantagem: não tem efeito memória; mais seguras quanto ao risco de incêncio;
Desvantagem: pode estufar se for guardada por muito tempo sem recarga.
Dica para recarregar: deixe a primeira recarga durar 8 horas, após use normalmente até zerar. Recarregue-a novamente com o aparelho desligado até chegar em 100%; Pelo menos 1 vez por mês descarregue a bateria totalmente e deixe 5 horas descarregada, depois recarregue com o aparelho desligado até chegar em 100%; Se for guarda-las por muito tempo, guarde totalmente carregadas e 1 vez por semana descarregar e recarregar novamente.
LiPo – Polímero de Lítio
Essa bateria é utilizada não só em aparelhos como smartphones da Apple e o OnePlus One, mas também em marcadores de Airsoft e Drones. Ela é mais leve que a Li-Ion. São finas e mantém a capacidade de armazenamento de energia igual ou até superior ao das Li-Ion. Não tem efeito memória de vicio.
Vantagem: leve, flexível , armazenam mais carga de energia e não tem o feito memória.
Desvantagem: Se for recarregada de forma errada pode estufar a bateria; Tem grandes chances de incendiar se for deixada por muito tempo na tomada.
Dica para recarregar: Nunca faça a primeira recarga além dos 100%; Nunca deixe a bateria LiPo zerar completamente; Se for guardar por muito tempo, deixe a bateria aproximadamente com 50% de recarga, isso fará os íons se movimentarem por toda a célula livremente; Não deixe a bateria passar dos 100%, pode causar o estufamento ou até incêndio.