É normal nos depararmos com quedas e oscilações na rede, o que impacta muito os consumidores que depende dela para trabalhar. Mas nem sempre a queda ou oscilação está ligada ao fator climático (dias chuvosos).
Antes de explicar como testar é preciso entender como funciona um provedor de internet aqui no Brasil.
Existe empresas de Inteligência em Telecomunicações como Teleco, Embratel, Oi, Net, GVT e por aí vai. Elas são servidores, compram de outras empresas maiores (fora do Brasil) para distribuir a internet para os provedores de todo o Brasil.
O provedor nada mais é do que uma empresa local (da sua cidade) que compra desses servidores pacotes, ou fecham contratos anuais, de serviço de internet banda larga para distribui-los para seus clientes (consumidores).
As vezes o provedor para economizar e pagar menos ao servidor, ele diminui a velocidade de conexão dos clientes. Alguns contratos de licença entre o provedor e o cliente vem dizendo diminuições progressivas conforme usuário utiliza o serviço ao longo da franquia.
Exemplo: você contratou um plano de 30mb, o provedor pode diminuir as vezes para 20mb e poupar 10mb de transição de dados. Pode não parecer muito, mas reduzindo de centenas de clientes é uma grande economia para a empresa.
Testando a internet:
Antes de mais nada é importante conectar o cabo da internet diretamente a um PC, sem estar passando por um roteador, para não ter alterações no resultado. Se não for possível fazer isso, saiba que pode haver resultados variados por causa do roteador.
Um ótimo site para testar é o SpeedTest.
Se você assiste muitos filmes e séries no Netflix, eles também criaram uma página especial para testar a conexão, o Netflix FAST Speed Test.