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A última atualização dos iPhones anteriores ao 7 causou um alvoroço nas redes sociais da empresa. A Apple admitiu ter deixado os iPhones mais lentos propositalmente para melhorar o desempenho da bateria e evitar o superaquecimento do aparelho.

A jogada de marketing, para tentar forçar a venda do iPhone 8 e o novo modelo “X” não deu certo e resultou em uma avalanche de processos judiciais ao redor do mundo.

Em Los Angeles dois usuários se uniram para processar a Apple e em Israel aconteceu a mesma coisa. Até o dia 28 de dezembro de 2017 a empresa estava respondendo oito processos, e os números já devem ter aumentado.

O maior problema apresentado nas discussões das redes sociais é que a Apple não avisou na hora da compra dos aparelhos que poderia mudar a performance do sistema operacional iOS. Os usuários entenderam como má fé da empresa em forçá-los a adquirir versões mais recentes caso quisesse priorizar o desempenho do aparelho.

Aqui no Brasil, a Apple abaixou o preço para a troca da bateria dos iPhones afetados, passando de R$ 300,00 para R$ 150,00. Uma tentativa de manter a imagem positiva da empresa e a confiança dos usuários brasileiros, já que é um dos países que tem o preço dos produtos da Apple mais caros do mundo. Em uma lista de preços do iPhone X, o Brasil está em primeiro lugar, seguido da Hungria em segundo e Itália em terceiro.

Nós da Techpod fizemos o teste e realmente houve uma queda de performance nos dispositivos da Apple. Testamos o iPhone 6 antes da atualização e depois. Percebemos que houve um atraso de resposta ao abrir aplicativos como o Whatsapp, Youtube e outras redes sociais e sofremos algumas travas.