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microtransação

O recente game da franquia Star Wars – Battlefront 2 – chegou causando grandes polêmicas.

O uso de microtransações e as famosas lootbox fizeram com que jogadores do mundo se revoltassem mais uma vez contra a gigante Eletronic Arts – EA. A venda do game em mídia física caiu 60% comparada ao seu antecessor.

Mas dessa vez a EA não somente mexeu com os jogadores, mas também com a proprietária da marca “Star Wars”: a Walt Disney.

Executivos da Disney ligaram direto para o chefe da EA, Andrew Wilson, para resolver os problemas das microtransações e da imagem da marca “Star Wars”. A notícia foi divulgada em sites famosos como o Venture Beat e Wall Street Jornal.

Perto de lançar o filme “Star Wars: Os Últimos Jedi”, a Disney teria ficado com receio de que os fãs não assistissem ao filme, gerando um grande problema financeiro para a Disney.

O comunicado da retirada das microtransações vieram diretamente por Oskar Gabrielson, chefe da DICE, no site oficial do game: confira aqui.

A notícia se tornou tão polêmica, que até mesmo o criador de Star Wars, Lucasfilm, se pronunciou dizendo “Os fãs estão em primeiro lugar”.

Por uma questão de coincidência, o governo da Bélgica estaria investigando os jogos Battlefront 2 e Overwatch, por causa do sistema de compra de lootbox.

O mecanismo de compra de lootbox com dinheiro real está sendo considerado um jogo de azar, já que o jogador não tem ciência do que virá nas caixas. O problema só se estendeu por causa da instigação a crianças viciarem em tal tipo de jogo, o que é crime.

No Twitter de Ryan Brown (@Toadsanime) ele menciona o caso e tem os links para o site Belga de notícias, “nieuws.vtm.be”:

Se os acontecimentos serviram de lição para a EA, não sabemos, mas até mesmo o jogo “Need for Speed Payback” sofreu alteração no sistema de progressão.

A pressão dos fãs e da mídia sobre a Eletronic Arts pode trazer melhorias na empresa e até mesmo por um fim nas microtransações do tipo “Pay to Win” – Pague para Vencer.