Um dos games mais jogados do mundo, Fortnite, realizou no dia 14 de Dezembro (sábado) o evento Star Wars, para promover o filme Star Wars: A Ascensão Skywalker. Porém, nada saiu como o esperado. De Ascensão não teve nada, teve uma queda.
Os “portões” para o evento estariam abertos as 15:30 (horário de Brasília) e as 16:00 começaria o evento com grandes cenas e até mesmo um pequeno show no centro da arena, onde todos os Jogadores poderiam acompanhar.
Mas as 15:30, uma quantidade massiva de jogadores foram deslogados do servidor ao mesmo tempo. Todos tentaram retornar, mas foi em vão. A mensagem da Epic Games dizia: “estamos tendo problemas técnicos”. Outros jogadores tiveram sua conta bloqueada por um curto período de tempo por tentar fazer login excessivamente.
Após o fim do evento, os servidores voltaram ao normal.
O que mais revoltou a comunidade foi o fato de outros jogadores não terem sido derrubados, como é o caso de Youtubers e outros Streams.
Quem assistiu por Stream, percebeu que o áudio dos personagens durante o Show estava em Inglês. Para um evento tão esperado, com um nome promissor “Star Wars”, seria justo e digno dublagem para todos os principais idiomas.
Teorias:
1 – Não é de hoje que problemas de servidor acontecem no mundo dos games. Mas em um game tão falado e jogado como Fortnite, isso não é aceitável pelos fãs. Muitos jogadores chamaram amigos que não jogam Fortnite apenas para ver o evento do Star Wars (que é um nome respeitado no mundo cinematográfico). Então uma das desculpas é que teve uma sobrecarga de usuários no servidor ao mesmo tempo. Se o jogo até hoje conseguiu aguentar milhares de jogadores, porque só foi derrubado durante o evento?
2 – Fortnite anunciou para todos se prepararem as 15:30. Será que apenas os que estavam na arena nesse horário foram os privilegiados a assistirem? Talvez possa ter ocorrido uma falta de informação para os jogadores.
3 (e pouco provável) – Assim como existem jogadores que amam Fortnite, também existem os que odeiam. Um ataque de hacker poderia derrubar os servidores de propósito, causando prejuízos financeiros a Epic Games e manchando a imagem da empresa com a Walt Disney.
4 (zoando) – Talvez o nome Star Wars carregue uma maldição. Não é a primeira vez que a marca tem problemas com desenvolvedoras de games, principalmente com a EA Games e o Battlefront 2. Quem se lembra das Loot Box? O “cassino” digital da EA foi parar na justiça e a Walt Disney chegou a se envolver no caso.
Polêmica Generalizada:
O Twitter oficial do Fortnite aqui no Brasil recebeu uma avalanche de reclamações:
O evento Fortnite x Star Wars agora é esperado para começar as 16h10, horário de Brasília.
— Fortnite Brasil (@Brasil_Fortnite) December 14, 2019
Estamos investigando os problemas de login no Epic Games Launcher. Vocês podem vir a enfrentar problemas ao tentar entrar no jogo ou fazer compras.
Traremos mais informações assim que estiverem disponíveis, agradecemos pela paciência.
— Fortnite Brasil (@Brasil_Fortnite) December 14, 2019
Nós ainda estamos com problemas de login e serviços de conta.
Estamos trabalhando em uma solução agora mesmo.— Fortnite Brasil (@Brasil_Fortnite) December 14, 2019
Jogadores pediram 2k (2.000) de V-Bucks para compensar a falta de consideração com eles. Até o momento não foi dito se os jogadores receberam algo como pedido de desculpas da Epic Games.
Até mesmo a CNN se intrometeu em divulgar. Você poderá acompanhar a notícia (em Inglês) clicando no link abaixo.
https://edition.cnn.com/2019/12/14/tech/fortnite-star-wars-event/index.html
Agora é sentar e chorar para quem perdeu o espetáculo e assistir na telinha de outros jogadores como foi o evento.