Fb. In. Tw. Be.

Uma das empresas de smartphones mais populares nos Estados Unidos e Canada, a BlackBerry, deu as caras na mídia acusando Facebook de violar suas patentes de codificação de mensagens para a privacidade dos usuários.

A BlackBerry é uma marca canadense de softwares e de telecomunicações muito utilizada por empresários do mundo todo. Até mesmo o ex-presidente Barack Obama utilizava um BlackBerry para se comunicar. O aparelho possui um serviço chamado de BBM (BlackBerry Messenger) que utiliza codificação criptografada altamente segura na comunicação entre usuários.

Com o avanço de outras grandes empresas como a Google, Facebook e a Apple, essa criptografia começou a ser usada como fonte de estudo para os engenheiros de softwares. Um exemplo é o Whatsapp, ele exibe a mensagem ao iniciar uma comunicação com uma pessoa: “As mensagens e chamadas desta conversa estão agora seguras com criptografia de ponta-a-ponta.” .

Até meados de 2014 a BlackBerry era considerada uma grande empresa de aparelhos celulares, pela sua segurança. Hoje outros serviços também possuem uma criptografia semelhante para proteger os usuários, fazendo com que a BlackBerry desaparecesse dos holofotes.

Um exemplo desse fracasso e perda de usuários e consumidores foi ela ter se rendido ao sistema operacional Android. Antes a BlackBerry possuía seu próprio sistema, seguro, estável e com desempenho igual ao IOs da Apple. Os novos aparelhos que aceitam o sistema Android se chamam BlackBerry Priv e BlackBerry DTEK60.

blackberry

BlackBerry Priv e BlackBerry DTEK60

O preço abusivo do aparelho Priv no dia do lançamento chegava até R$ 5.000,00. Mas não explodiu em sucesso, pois utiliza o mesmo sistema Android apresentado em outras marcas com preços mais acessíveis.

Outra desvantagem que a BlackBerry sofreu foi a compatibilidade de aplicativos (jogos, serviços e entre outros). O Whatsapp encerrou seus serviços ao BlackBerry no dia 31 de dezembro de 2017, talvez por essa discussão de “roubo” de patente.

Paul Grewal, vice-diretor do departamento jurídico do Facebook, se declarou dizendo: “Depois de parar de inovar, a BlackBerry está agora tentando taxar a inovação dos outros. Temos a intensão de lutar.”.

Infelizmente quem sai mais prejudicado são os usuários do BlackBerry, que infelizmente tem que adquirir um outro smartphone de outra marca para utilizar todos os serviços desejados.