Fb. In. Tw. Be.
google

Google mantém arquivado históricos e conversações dos usuários. Saiba como se proteger.

Sabemos que a Google é uma das empresas mais poderosas atualmente. Ela tem registros de informações pessoais de um pouco mais de 1 bilhão de pessoas, armazenamento de arquivos em massa e… armazena nossas conversações.

Essas conversações não são chamadas de voz ou ligações de telefone. São registros de pesquisas feitos no google e sites acessados.

De perto parece que armazenar informações é uma falta de respeito com os usuários, pois pode haver a invasão de privacidade. Porém, isto está bem claro no famoso – e nunca lido – Termos de Uso e Política de Privacidade. Ao clicar em “concordar” você aceita que a Google espione você.

Lógico que esse armazenamento de informações é usado para o aprimoramento da Inteligência Artificial da Google, entregando ao usuário produtos compatíveis a você.

Por outro lado, se alguém tem acesso as suas contas da Google, conseguirá sem muito esforço acessar seu histórico. Usuários mal-intencionados podem usar essas informações contra você mesmo em caso de conflito com as autoridades.

Mas a Techpod tem uma dica para solucionar esse problema.

ATENÇÃO! Apenas limpar o histórico de pesquisas do computador não elimina os dados e informações dos servidores da Google.

Caso você utilize muito o “Ok Google” para pesquisar, poderá estar apagando seu histórico clicando aqui e acessando sua conta.

Se suas pesquisas são feitas direto no site, poderá estar apagando seu histórico de pesquisa aqui e acessando sua conta.

Um antigo projeto da Google (não existe muitas informações sobre ele na internet) era coletar esses dados dos usuários e fazer uma probabilidade de como a pessoa é. Se o usuário pesquisar muito a palavra “assassinato”, “métodos de tortura” e por aí vai, a Inteligência Artificial deduziria que o usuário é uma pessoa violenta e poderia estar tramando um homicídio. Um método que poderia ajudar as autoridades a investigar os suspeitos antes do crime, mas nem sempre o usuário pode ser aquilo o que ele pesquisa. Por esse motivo o projeto foi cancelado, mas sempre atrás de uma fachada existem segredos.