A empresa Hyperloop Transportation Technologies está trabalhando em um projeto, idealizado em 2013 por Elon Musk, onde cápsulas viajam por tubos em velocidades extraordinárias. Ainda não foi revelado muito sobre o projeto, mas sua sede de pesquisas já foi informada. Será em Contagem – Minas Gerais.
O investimento inicial é de US$ 7,85 milhões que virá de parcerias público-privada que inclui a Hyperloop, secretaria de desenvolvimento de Minas Gerais e investidores privados.
Bibop Gresta, presidente da empresa, afirmou: “Com uma posição geográfica estratégica, alta concentração de grandes indústrias e uma dedicação por inovação, é um lugar ideal para o HyperlooTT XO Square”.
Mas o que é essa tecnologia?
Imagine um tubo de vidro, sem nenhuma passagem de entrada e saída de ar, por dentro uma cápsula suspensa no ar por ímãs é impulsionada a uma velocidade que pode chegar a 1.200km/h.
A empresa HyperloppTT afirma que o transporte é mais seguro que aviões e os custos de construção e manutenção são menores que trens de alta velocidade.
No Brasil a tecnologia será aplicada em transportes de cargas e produtos.