Fb. In. Tw. Be.
macbook pro Imagem de Robin Wolff por Pixabay

Se você possui um Macbook Pro de 15 polegadas fabricado entre setembro de 2015 e outubro de 2017, a Agência Nacional de Aviação Civil está restringindo o embarque.

Os motivos são defeitos na bateria que podem causar até incêndio. Está valendo para todos os voos nacionais e internacionais. Também está valendo para despacho de bagagens ou malas de mão.

“Os equipamentos defeituosos não devem ser transportados como bagagem de mão nem despachados no porão da aeronave, dados os riscos que representam para as operações aéreas. Os passageiros que embarcarem com o dispositivo inapropriadamente serão orientados pelos profissionais das companhias aéreas a manterem o dispositivo desligado e a não recarregarem o aparelho durante o voo. A recomendação é válida até que a fabricante realize a substituição dos modelos defeituosos. As medidas adotadas pela ANAC, que têm por objetivo garantir a segurança das operações aéreas, estão em consonância com as práticas tomadas recentemente pelas autoridades de aviação civil americana, Federal Administration Aviation (FAA), e europeia, European Union Aviation Safety Agency (EASA).” – ANAC.

Vale lembrar para aqueles que não vão viajar, que o risco também pode estar dentro de casa, já que a bateria pode se incendiar a qualquer momento.

A Apple já está ciente da falha e está tomando providências.

Como se previnir?

Primeiro acesse o site oficial da Apple para saber se o seu Macbook está na lista, clique aqui.

Se seu aparelho estiver na lista, a troca da bateria terá que ser realizada. Até o momento não se sabe se a Apple assumirá os custos ou o cliente terá que pagar pela bateria nova. Mas não deixe de entrar em contato com a Apple para mais informações.