Muitos usuários de computador devem se perguntar para que serve a função de desfragmentar o disco. Alguns acham que é para apagar os arquivos, outros pensam que ele irá limpar o registro de dados deixados de arquivos deletados.
Na verdade, o desfragmentador de disco é muito mais importante do que isso.
Quando começamos a gravar dados no disco magnético de um HD (Hard Disk) ou SSHD (Solid State Hybrid Disk), pequenos blocos são preenchidos com esses dados.
Com o passar do tempo instalando e desinstalando programas, jogos e deletando arquivos, esses dados começam a se separar ficando perdidos em blocos distantes. Isso é normal e não tem como evitar.
Por exemplo: Um programa instalado no computador tem seus dados armazenados nesses blocos, que serão lidos pela agulha do HD. Conforme a instalação de novos programas e armazenamento de arquivos vão ocorrendo, esses dados vão se ajeitando nos blocos e acabam se separando dos demais. Resultado: o programa começa a ficar lerdo na hora de ser executado, porque a agulha tem que procurar em qual bloco está o próximo dado que ela tem que ler.
Aí é que entra o Desfragmentador de Disco.
O objetivo desta incrível ferramenta é reorganizar esses blocos de acordo com seus determinados dados. Isso ajuda a evitar que haja o desgaste de leitura da agulha e falhas mecânicas em HDs com disco magnético. Sem falar que melhora a rapidez de leitura desses dados.
E o dispositivo de armazenamento SSD?
Isso é um detalhe importantíssimo que muitos não comentam. O SSD não é feito de um disco magnético, ele simplesmente tem seus blocos mais “sólidos” e fixos. Dessa forma quando novos dados são gravados na memória flash eles não vão se separando dos demais.
Um SSD nunca pode ser desfragmentado. Isso acabaria destruindo aos poucos esses blocos e não podendo ser recuperados depois. O SSD se mantém organizado automaticamente.
Confira nossas dicas de qual tipo de armazenamento é o melhor para você clicando aqui.
Deixe seu comentário ou dúvida que a Techpod terá o maior prazer em responder.