Há algum tempo atrás quando falávamos em Crossplay (jogadores jogando juntos de diferentes consoles) muitos achavam isso absurdo ou até impossível, não pelo fato da velha desculpa da desvantagem do Mouse VS Controle, mas sim pelas empresas que não queriam ver seus usuários migrando para outras plataformas.
Um exemplo dessa barreira é o jogo “Final Fantasy XIV A Realm Reborn” que recebeu crossplay entre PS3, PS4 e PC. Na época a Microsoft não estava querendo aceitar o acordo de jogadores do Xbox jogando contra jogadores de PC e PS4 juntos. Resultado: o jogo não foi lançado para a plataforma.
Hoje com a liderança do “Chefão” da divisão Xbox da Microsoft, Phil Spencer, essa barreira será rompida em breve. O primeiro jogo que receberá o crossplay no Xbox One será Fortnite, aceitando jogadores de PC e PS4.
Acessórios para o console Xbox One já estão sendo produzidos, como mouse e teclado, para que haja uma igualdade de disputa entre os jogadores. A empresa Hori já criou o Tac Pro One.
“Crise nas Infinitas Empresas!?”
Após algumas crises de jogos mal produzidos, valores extras cobrados por conteúdo adicionais e mentiras apresentadas para vender jogos, talvez a nova jogada das desenvolvedoras de games e empresas de consoles seja abrir as portas para que todos se divirtam na plataforma que melhor lhe agrada.
Um dos destaques que a Microsoft disparou na frente foi a aquisição dos games que valerão por apenas 1 para o Xbox One e PC. Ou seja: você pagará 1 vez apenas pelo jogo e o terá em duas plataformas. Esperamos que os valores não aumentem por dois também.
A venda de jogos tem caído por parte dos jogadores de gerações antigas, que esperavam melhorias nos sistemas, retrocompatibilidade com jogos antigos da plataforma e muitos lançamentos de games novos como seus antecessores. Infelizmente não é bem isso o que vem acontecendo.
Os consoles recebem uma avalanche de remasterizados e jogos competitivos que agradam aos fãs de carteirinha ou aos jogadores mirins que estão chegando agora nessa geração.
Um exemplo de que as portas foram fechadas para novas indústrias de games é a comparação da quantidade de games lançados para PS1, PS2, PS3, Xbox Clássico, Xbox 360, Game Cube e Wii. Atualmente é difícil surgir uma indústria novata produzindo jogos de excelente qualidade para os consoles. Ao contrário do PC que recebe muitos produtos com qualidade gráfica baixa, mas com diversão garantida 100% por ser uma plataforma aberta a programação de jogos.
Será que vai rolar?
O crossplay já está sendo explorado entre algumas empresas de jogos, como a Epic Games com seus títulos “Fortnite” e “Paragon” e Psyonix com o game “Rocket League”. Semelhança entre elas: os jogos estão fazendo um grande sucesso.
Aos poucos surgirão mais games recebendo jogadores de todas as plataformas, rompendo as barreiras e os consoles voltando a sua origem: a diversão!