Fb. In. Tw. Be.
Vero

Criada em 2015, a rede social Vero tem ganhado força recentemente. O objetivo é revolucionar os aplicativos de interação social.

O aplicativo tratado como “conexão mais inteligente”, não irá trabalhar com base em propagandas e algoritmos. Isso significa que a rede social Vero irá mostrar as atualizações de acordo com a data da postagem em ordem cronológica, ao invés de encher sua tela com notícias com base nos seus interesses pesquisados com frequência.

Vero terá também mais acessibilidade para a postagem de fotos, vídeos e a privacidade. Você poderá controlar quem irá receber suas postagens, direcionar um público alvo específico.

A Vero deixou bem claro que quer que as pessoas se tornem clientes e não ferramenta para anunciantes.

Mas nem tudo é de graça. A Vero estabeleceu uma meta de usuários que poderão se cadastrar gratuitamente. Após atingir essa meta eles fecharão o serviço gratuito e as próximas pessoas que se cadastrarem terão que pagar anualmente pelo serviço – o valor não foi divulgado.

Já que irão cobrar, isso justifica que não haverá propagandas nos impulsionando a comprar, nos forçando uma venda de produtos em momentos financeiros delicados.

O aplicativo ainda está em fazes de teste. A quantidade de usuário recebida foi muito grande em tão pouco tempo. Por enquanto ainda há instabilidade nos servidores, problemas técnicos e “crashes” (aplicativos que param de funcionar por algum erro).

https://twitter.com/verotruesocial/status/967836672263184385

“Nós continuamos trabalhando nos problemas que estamos tendo. Queremos agradecer todos aqueles que mandaram mensagens de encorajamento. Obrigado mais uma vez pela sua paciência”

O destaque mais forte do aplicativo é a segurança e privacidade das informações. Nos termos de uso a empresa deixa bem claro que os dados pessoais são informados apenas em caso de mandato de autoridades, funcionários que administram o serviço do aplicativo e em caso de compras feitas diretamente pelo aplicativo.

Infelizmente a Rede Social que passará a cobrar anualmente cairá no velho debate da “neutralidade da rede”. A cobrança pelo aplicativo pode trazer mais tranquilidade quanto a privacidade e segurança, já que estamos pagando. Por outro lado, se crescer o número de usuários que pagam pelo serviço fará com que as outras mídias sociais (Facebook, Instagram, Twitter, Youtube…) passem a cobrar também?!

Ainda é cedo para dizer se a Vero se tornará uma grande rede social igual as suas concorrentes. Com o tempo pode haver mudanças em seus projetos e a nossa privacidade pode não ser mais tão privada assim… Mas essa ideia pode ser um início de mudanças na forma que as empresas virtuais tratam nossas informações.

Confira a postagem sobre a neutralidade da rede e os vazamentos de informações pessoais pelo facebook.