Fb. In. Tw. Be.
overclock

Quem acompanha fóruns e sites de tecnologia já deve ter se deparado com essa palavra: Overclock.

Mas o que ela significa?

O Overclock é basicamente alterar o funcionamento de um componente manualmente (processador, memória ram ou placa de vídeo) para que ele atinja seu potencial máximo. Alguns técnicos em informática realizam essa técnica para obter um proveito satisfatório em jogos e programas.

Exemplo: De fábrica, um processador trabalha na faixa de 2.5GHz de potência. Mexendo em sua configuração (com programas e na voltagem) pode se atingir um potencial de 2.9GHz. Você estará atingindo o pico do processador, estressando ele a trabalhar ao máximo. Esse estresse com o tempo fará o processador não aguentar o trabalho excessivo, levando a problemas técnicos.

Mas vale a pena fazer overclock?

É uma dúvida que fica dividida entre os amantes de computador. Alguns recomendam, pois você irá ter um computador funcionando além das expectativas. Outros não aconselham, pois traz um esforço exagerado para os componentes do PC e com o tempo pode haver problemas técnicos se a manutenção não for feita corretamente.

A Techpod não recomenda fazer overclock. As consequências podem ser irreversíveis. Se você tem uma placa de vídeo 3D e quer saber como aproveitar ao máximo dela, confira nossas dicas de como aproveitar 100% o poder gráfico do seu PC.